sábado, 3 de novembro de 2012

Deu em "O Globo" de hoje: planta que atrai pássaros

O jornal "O Globo" de hoje traz na coluna de Ancelmo Gois um flagra de uma família de saíras-sete-cores (Tangara sp.) durante um banquete no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Faltou informar que os numerosos frutos que tanto fizeram a alegria dos pássaros eram da palmeira corozo (Aiphanes aculeata), já bem conhecida pelos leitores deste blog (acesse, por exemplo, o post do dia 26/08/2010).

Conforme ensinou o etnobotânico Victor Manuel Patiño, grande estudioso das plantas frutíferas das Américas, o corozo já era cultivado desde os remotos tempos pré-colombianos. A seu respeito escreveu o Mestre: "...apresenta, no entanto, características de domesticação antiga e a plasticidade que não desenvolvem os vegetais senão quando manipulados há bastante tempo pelo homem. É muito precoce: seus cachos são um dos mais belos ornamentos vegetais, e sua utilidade como espécie alimentícia é evidente." [Patiño R., V.M.P. 2002. Historia y Dispersión de los Frutales Nativos del Neotrópico. Cali, Colombia, Centro Internacional de Agricultura Tropical. 655 p.]. 

Aiphanes aculeata não é apenas uma das melhores plantas para atrair pássaros. Tampouco unicamente uma fruta reverenciada pelas populações da Amazônia Ocidental, seja por sua saborosa polpa, riquíssima em vitamina A, seja pelo sabor incomparável de sua amêndoa. É também uma das espécies de palmeiras mais procuradas para composições paisagísticas, sendo presença de destaque em jardins e parques no mundo inteiro.

Nada mais natural que habite o Jardim Botânico do Rio Janeiro, bem perto do Lago Frei Leandro, onde aliás Laizer Fishenfeld, colaborador de Gois, capturou a bela imagem apresentada.

Mais informações sobre o corozo, fotos e mudas em:

http://e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=1

Forte abraço!

Nenhum comentário: