quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Favas de sorvete

Inga edulis é o ingá mais saboroso. A variedade gigante cultivada no E-jardim é originária do Rio Negro (AM).




A família botânica das fabáceas (antigas leguminosas) é uma das mais amplas e de maior importância econômica em todo o mundo, incluindo a soja, o feijão e outros importantes recursos alimentares. Só no Brasil, estima-se que ocorram 175 gêneros e mais de 1500 espécies!
Em termos de fruticultura, o destaque fica por conta do gênero Inga, que compreende cerca de 300 espécies, distribuídas por diversas formações vegetais nas Américas do Sul e Central. A Mata Atlântica e a Amazônia são centros de diversidade para estas plantas, o que as tornou íntimas de nossos índios.
De fato, os ingás são consumidos e cultivados pelo homem há milênios. Ainda hoje constituem um item importante nas feiras livres dos países andinos, centro-americanos e amazônicos. Através dos séculos, algumas espécies foram domesticadas e selecionadas pela excepcional qualidade e disponibilidade de polpa de seus frutos. Foi exatamente o caso de Inga edulis, que ilustra este texto.
Embora esteja amplamente distribuído tanto na Amazônia quanto na Mata Atlântica, fato que talvez se deva à sua disseminação pelos índios, é na primeira região que o ingá-de-metro atinge seu esplendor. Certamente muitos leitores deste blog, moradores da Região Sudeste, já se depararam com ele, em versão miniaturizada.
Comigo ocorreu o oposto. Durante uma viagem ao Rio Negro, a partir de Manaus/AM, quase caí para trás quando vi o tamanho dos ingás-açu comercializados pelos ribeirinhos. Mais ainda: o arilo branco que envolve as sementes (vejam a terceira foto) derretia-se como um néctar na boca, muito doce e de textura aerada, tal qual um sorvete preparado com capricho.
Bem o sabiam os primeiros brasileiros, pois "ingá" em tupi-guarani significa "o que é embebido ou úmido", uma alusão à suculenta polpa da fruta. Aliás, a palavra inglesa que designa a iguaria é "ice cream bean", algo como "favas de sorvete". Hummm....
Para saber mais: