terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A feira do açaí e seu destaque

O raro açaí-branco (Euterpe oleracea var. branco), disputadíssimo pelos comerciantes da bebida em Belém (PA).

O núcleo histórico da cidade de Belém do Pará abriga o famoso Mercado Ver-o-Peso, imperdível feira livre de grande interesse gastronômico. Criado pelos portugueses no longínquo século XVII para taxar as mercadorias que circulavam pela Amazônia, entre suas atrações atuais estão pontos de venda dos mais variados artigos, tais como carnes e embutidos, plantas medicinais, artesanatos, verduras e naturalmente deliciosas frutas amazônicas.
Dentre as últimas, o comércio do açaí ganhou grandes proporções, a ponto de ser realizado em uma área especialmente reservada, junto ao local onde atracam muitas dezenas de pequenas embarcações de madeira movidas a óleo diesel. Trata-se da afamada Feira do Açaí, que acontece diariamente a partir do raiar do sol.
Uma enorme quantidade de paneiros (cestos) repletos de pequenos frutos negro-arroxeados colhidos na floresta é descarregada e oferecida para venda. A multidão de compradores disputa os melhores lotes, levando em conta características como grau de maturação, tamanho e variedade.
O destaque fica por conta do açaí-branco, que chega em pequeníssimo volume. Esta variação é assim denominada porque seus frutos, mesmo em estágio completo de maturação, apresentam a casca de coloração verde-escura, nunca roxa ou enegrecida. A polpa possui coloração mais clara, verde-creme.
O fato é que as poucas vasilhas do açaí-tinga (outra denominação, pois a última palavra significa branco em tupi-guarani) são as primeiras a acabar. Comerciantes e entendidos disputam-nas com fervor. Contam que seu sabor é superior ao do roxo, o que por sinal é corroborado pelo preço mais elevado.
Em recente visita a Belém, tive a oportunidade de experimentar a iguaria, além de fotografar os incomuns frutinhos. Na impossibilidade de brindar os leitores com o delicioso vinho, segue a foto que abre este texto.

Forte abraço!

[mudas de açaí-branco em nosso site: http://www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=327]

Um comentário:

Eduardo Jardim disse...

Obrigado pelas palavras de incentivo!