sábado, 11 de julho de 2009

Gol de placa


Neoregelia ZICO, híbrido de cores rubro-negras, criado pelo cultivador Rafael Faria em homenagem a Arthur Antunes Coimbra, ídolo maior da Nação Rubro-Negra.

A expressão "gol de placa" surgiu em decorrência de um belo tento assinalado por Pelé em um jogo contra o Fluminense no início da década de 1960. Na oportunidade, o atacante santista arrancou do meio-de-campo, driblando diversos atletas tricolores antes de marcar o gol. Um jovem jornalista da época, de tão empolgado com a plasticidade da jogada, mandou confeccionar uma placa imortalizando o feito. Daí em diante, a expressão passou a definir aqueles golaços que fazem a torcida vibrar.

Pois foi com um toque de gênio que o flamenguista Rafael batizou de "Zico" o híbrido de Neoregelia oriundo de um de seus cruzamentos experimentais. A planta desenvolveu uma incomum coloração vermelho e preta nas lâminas foliares (veja a foto que ilustra este texto).
Divulgada no dia 25 de junho pelo jornal carioca "O Globo", a notícia logo se espalhou, causando furor no noticiário esportivo. Inúmeras pessoas, normalmente alheias à horticultura e ao mundo das plantas, logo tiveram seu interesse desperto.

Gol de placa de Rafael.

Nenhum comentário: