segunda-feira, 11 de maio de 2009

A primeira ubaia a gente nunca esquece!

No dia 27/09/2008, publicamos um texto sobre a ubaia (Eugenia patrisii), fruta amazônica silvestre praticamente desconhecida em cultivo.

Na época, comemoramos a primeira floração e "frutificação" desta interessantíssima mirtácea aqui no E-jardim. Notem o uso de aspas, bem assinalado agora. O que ocorreu foi que aqueles minúsculos frutinhos recém-formados (veja o referido post), assim como muitos outros produzidos nos meses subsequentes, não vingaram, caindo antes que se desenvolvessem adequadamente.

O tempo passou e várias ubaieiras (das quais apenas uma está plantada diretamente no solo) lançaram flores, iniciaram a formação dos frutos e repetiram a queda precoce.

De tanto esperar em vão por uma ubaia madura, acabei deixando de monitorar as arvoretas. Pois bem, hoje pela manhã deparei-me com um belíssimo fruto quase esférico, de cerca de 2,5 cm de diâmetro, coroado por pequenas sépalas no ápice e dependuradas por um longo pedicelo ("cabinho"). Vejam a imagem que ilustra estas linhas!

Aproveito para detalhar o sabor desta enigmática fruta, referido anteriormente apenas como "agridoce, ligeiramente aromático e que agrada muito".

A ubaia possui uma consistência firme, de textura e sabor que muito me lembraram os do jambo-rosa (Syzygium samarangense), um parente distante nativo da Malásia. A polpa da E. patrisii é bastante suculenta e destacada da semente, que por sua vez permanece com alguns fragmentos de polpa aderidos. Seu interior é vermelho-rubi, caso único entre as espécies de eugênias cultivadas.

Enfim, provar minha primeira ubaia foi uma experiência inesquecível.

Forte abraço!
[Mudas disponíveis em: http://www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=115]

2 comentários:

Unknown disse...

Outra grande foto. Nunca havia visto a Ubaia tão claramente assim. A descrição também sai da mesmisse do "sabor agridoce".

Eduardo Jardim disse...

Agora é só esperar que esta espécie frutifique mais fartamente, para que possamos multiplicá-la e torná-la mais popular.