quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Não confunda uBaias com uVaias!


No post do dia 27 de setembro, apresentei aos internautas a ubaia (Eugenia patrisii), intrigante fruta nativa da Amazônia, de vibrante coloração vermelha, mas desconhecida da maioria das pessoas.

De passagem, mencionei a uvaia (Eugenia pyriformis), que em comum com sua prima do Norte tem tão-somente o nome popular parecido e a identidade genérica.

Com efeito, aquela eugênia amarelo-alaranjada é largamente cultivada em pomares domésticos por toda sua vasta área de distribuição, que vai desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, acompanhando a grande Bacia do Rio Paraná. Possui tantos fãs ardorosos que até ganhou uma comunidade exclusiva no site de relacionamentos Orkut.

Seu fruto possui um formato variável, quase esférico ou piriforme, de casca lisa ou rugosa, e de sabor acidulado ou doce. Como características constantes listam-se a espessura do epicarpo, sempre uma "pele" finíssima, e a polpa espessa, extremamente suculenta e muitíssimo perfumada. Quem já conhece seu aroma faz questão de incluí-la no rol das frutas mais cheirosas, ao lado do abacaxi (Ananas comosus) e da feijoa (Acca sellowiana).

A uvaieira é uma árvore adorável, medindo de 4 a 12 m de altura. Sua folhagem é muito harmoniosa, formada por numerosos pares de folhas estreitas e alongadas em um mesmo ramo. Inicia muito cedo a produção, com apenas dois ou três anos de idade, frutificando abundantemente. Presta-se muito bem para cultivo em vasos, desde que não se podem suas raízes, o que seria quase letal para a Eugenia pyriformis.

Com uvaias preparam-se maravilhosos licores, sucos, geléias e sorvetes. Sua polpa congelada começa a ser comercializada em larga escala por alguns fruticultores em Minas Gerais. Até o momento, a demanda vem superando largamente a oferta.

Praticamente inexistem estudos sobre a variabilidade e possibilidades da uvaia. O único de que se tem notícia é de autoria do pioneiro João Rodrigues de Mattos [Mattos, J. R. 1988. Uvalheira. Sér. fruteiras nativas do Brasil, 3. Porto Alegre, Secretaria de Agricultura do RS. 36 p.].

Espero que, num futuro próximo, mais pesquisadores e fruticultores dediquem-se a esta maravilhosa mirtácea nacional, tornando-a mais comum no dia-a-dia do brasileiro médio.

Forte abraço!

[Para saber mais, acesse: www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=226]

4 comentários:

Hideste disse...

Olá !
Soube da postagem por causa da lista de Frutas do Yahoo, da qual faço parte.
Parabéns pela divulgação. Sou um grande fã da uvaia. Há três anos, a cada safra, faço algumas mudas em casa e depois as dou para algum amigo.
Sds,

Estêvão

Eduardo Jardim disse...

Olá Estévão!

Obrigado por prestigiar nosso blog.

Sim, a uvaia é realmente deliciosa. Assim como muitas outras espécies de Eugenia, merece ser mais plantada.

Para ver mais eugênias, acesse nosso site:

www.e-jardim.com

Sds,
Eduardo

Humberto disse...

Quando criança ( ha 60 anos )deliciava-me com as ubaias do sítio do meu pai. Eram frutas amarelas meia doces meia azedas , muito suculentas e cheirosas. Perdí totalmente o contato com elas.Agora vejo suas informações da ocorrência aquí perto de mim, na praia da Pipa. O que me deixou confuso foram fotos apresentando a ubaia tal como sempre conhecí e outras mostrando uma frutinha menores e vermelhas. Gostari de saber qual o motivo dessa diversidade. Serão espécies diferentes? Ou as vermelhas são as uvaias ?Humberto Marques Filho email humafi@hotmail.com

Eduardo Jardim disse...

Olá Humberto, sim, as amarelinhas e maiores são uVaias (Eugenia pyriformis), nativas do Centro-Sul-Sudeste do Brasil. Já as uBaias (Eugenia patrisii), de coloração bem vermelha, ocorrem somente na região Amazônica. Veja em nosso site a ficha de cada uma das espécies, que inclusive possuem folhas e sabor completamente diferentes:
- uVaia (a amarela!): http://www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=226
- uBaia (a vermelha!): http://www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=115

Entendeu agora?