domingo, 21 de setembro de 2008

A formidável pitangatuba (1) - seu nome científico

Formidável é uma palavra derivada do latim formidabilis (temível), que em português significa "acima do comum pela intensidade", descomunal, colossal. No Brasil dos anos 1950, o adjetivo começou a ser empregado para designar tudo que era admirável, excelente ou magnífico. Quem viveu ou tem parentes que viveram nessa época, certamente conhece o termo.

Pois em pleno século XXI, tive que recorrer a esta palavra para qualificar a pitangatuba, uma das mirtáceas de que mais gosto.

Inicialmente, tratarei da questão de seu nome científico, pois em diferentes publicações ela é abordada sob denominações incorretas (por exemplo, Eugenia edulis [Silva, S. & H. Tassara. 2005. Frutas Brasil frutas. São Paulo, Empresa das Artes. 324 p.]).

O primeiro cientista a coletar o pitangão (um sinônimo popular) foi o francês Auguste de Saint-Hilaire, em Cabo Frio, na então Província do Rio de Janeiro. Ele percorreu extenso roteiro em nosso país entre os anos de 1816 e 1822. Suas espirituosas aventuras foram narradas sob a forma de relatos de viagens, e publicadas em português pela Editora Itatiaia, de Belo Horizonte (MG).

O material colhido por Saint-Hilaire foi estudado por seu amigo Jacques Cambessèdes, que brindou a nova espécie com o epíteto de Eugenia nitida, em 1832. Contudo, não observara que este nome já existia, pois havia sido utilizado pelo Frei José Mariano da Conceição Velloso (em 1825) para designar outra planta.

O botânico alemão Otto Karl Berg, percebendo a duplicidade do nome, rebatizou-a de Phyllocalyx edulis, em 1857.

Tudo resolvido? Nada disso. Anos mais tarde, novos estudos mostraram que o gênero Phyllocalyx era um sinônimo de Eugenia, transformando a nomenclatura em Eugenia edulis.
Que por sua vez, já existia, criada pelo mesmo Frei Velloso de alguns parágrafos acima para mais uma espécie diferente.

Quanta confusão! Foi somente em 1995 que coube ao Prof. Marcos Sobral, grande estudioso da família Myrtaceae, criar um nome que (finalmente!) pudesse acolher a eleita do post de hoje: Eugenia neonitida (a palavra latina neo significa "nova").

2 comentários:

Anônimo disse...

Eduardo boa noite, seu site é lindo, só descobri hoje, mas num futuro próximo, vou comprar lá. Eu sei que sua embalagem é ótima, mas eu moro a 500 km de SP. Onde você está?
Não consegui achar os preços no site,
Curiosidade: existem duas sapotas dos solimões: uma Matisia cordata H.B.K. tem a folha redonda de 0,50cm verde vivo, a gararibea cordata tem a folha redonda mas verde claro. Elas são quase iguais, a Matisia é redonda na ponta, a guararibea tem um biquinho. acho que denro são iguais. Se um dia você for fazer muda das suas eu gotaria de comprar 2. estou procurando há 15anos Um dia eu as acho.
Um abraço, Beatriz

Eduardo Jardim disse...

Olá Beatriz, seja bem-vinda! Que legal que tenha gostado de nosso site e blog. Quanto à entrega, despachamos com 100% de garantia para qualquer ponto do país, via Sedex. Veja detalhes em nosso site (www.e-jardim.com) no link "formas de entrega". Os preços são informados via e-mail (contato@e-jardim.com) ou através de uma solicitação de orçamento, diretamente pelo site. Matisia cordata e Quararibea cordata são a mesma planta. A variação no formato das folhas provavelmente refere-se à diversidade genética da espécie. Forte abraço!